POR QUE ENVELHECEMOS?
Todos os nossos órgãos são afetados negativamente conforme os anos passam, com a pele, nosso maior órgão, não é diferente. O funcionamento das nossas células, consequentemente do nosso corpo, é tempo dependente. E esse processo de deteriorização progressiva pode ser intensificado devido a efeitos deletérios do ambiente (p. ex: sol e poluição) e de maus hábitos (tabagismo, sedentarismo, alimentos inflamatórios).

POR QUE O ENVELHECIMENTO SE MANIFESTA DE FORMA DIFERENTE EM CADA PESSOA?
A progressão do envelhecimento se diferencia entre os indivíduos, porque ele é resultado da soma da genética (fatores intrínsecos) + meio ambiente/hábitos comportamentais (fatores extrínsecos).

CINCO MEDIDAS SIMPLES QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO PRECOCE
Medidas simples, como:

  1. uso de protetor solar de forma correta
  2. atividade física regular
  3. evitar vícios (tabagismo/álcool)
  4. ingestão de água em volume adequado
  5. alimentação rica em antixoxidantes e pobre em alimentos pró-inflamatórios

São hábitos acessíveis, capazes de evitar um envelhecimento precoce.

QUAIS ALIMENTOS CONTRIBUEM PARA UMA PELE DE PÊSSEGO E QUAIS SÃO PREJUDICIAIS?
Exemplos de alimentos com efeito anti-aging, são os ricos em anti-oxidantes, como: aveia, cúrcuma, frutas cítricas ou roxo-avermelhadas, castanhas, brócolis, e inúmeros outros alimentos que a natureza nos proporciona. Portanto, ao evitar alimentos pró-inflamatórios como os industrializados, ricos em sódio, ou a base de trigo/açúcar refinado, e optando pelos
antioxidantes (que reduzem a inflamação e reforçam o sistema imunológico), contribuímos para um processo de envelhecimento mais saudável e harmônico.

QUAIS OS SINAIS DO ENVELHECIMENTO?
O aparecimento de rugas/sulcos, flacidez, manchas, ressecamento e fragilidade na pele, são os principais sinais do processo do envelhecimento cutâneo. São consequências de alterações na composição da pele e atuação celular anômala, como os melanócitos (células produtoras de melanina=cor) realizando uma pigmentação anárquica resultando
em manchas; fibroblastos em menor número, produzindo menos colágeno e fibras elásticas, levando a um processo de flacidez; redução de glicosaminoglicanos (polissacarídeo com a capacidade de atrair água) proporcionando graus variáveis de desidratação; e aumento de metaloproteinases (endopeptidases envolvidas na degradação do colágeno), resultando em uma pele atrófica, fina e frágil.

VOCÊ SABE QUE O ENVELHECIMENTO DA PELE SE DÁ EM CAMADAS?
Além no envelhecimento cutâneo, mais debatido e propagado nas mídias, também apresentamos envelhecimento ósseo e gorduroso. Explico para meus pacientes de forma didática que nossa face é semelhante a uma poltrona. A poltrona possui uma estrutura de madeira+estofado+revestimento, e a nossa pele, respectivamente, é composta por uma estrutura ósseo-muscular, pelos coxins de gordura e pele. Que dependendo do grau de envelhecimento, não adianta apenas tratarmos o revestimento (pele), mas também toda a estrutura de sustentação (porções ósseas e musculares) e preenchimento (coxins de gordura). Por isso, é tão importante compreender todo o processo do envelhecimento, em todas as suas peculiaridades, e realizar um bom exame físico, para enfim, programar o melhor plano de tratamento. Evitando assim, os procedimentos desarmônicos e incompatíveis com as características do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *