TUDO sobre a Tx B.

VOCÊ SABE QUAL É O PROCEDIMENTO ESTÉTICO MAIS UTILIZADO NO MUNDO?

A aplicação de Tx. B  é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no mundo. Devido seu alto perfil de segurança e ótimos resultados, apresenta ampla adesão dos pacientes. Desde 2003 tem seu uso aprovado para fins estéticos, mas já se encontra no meio medico desde 1977.

 

AFINAL, O QUE É O Tx. B E O QUE ELE FAZ?

É uma neurotoxina, produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum. Se apresenta em pó liofilizado, que após reconstituição com soro fisiológico, é injetado na musculatura ou na pele. Tem o objetivo principal de prevenir e tratar rugas, ao causar uma denervação química seletiva na musculatura, levando a uma reprogramação muscular e

da mímica facial, sendo um importante arsenal terapêutico no tratamento preventivo ou rejuvenescimento da face.

Além da atuação muscular, apresenta ação sobre nervos colinérgicos autônomos, responsáveis pela produção do suor. Dessa maneira, a Tx. B pode ser usada também com a finalidade de controlar a transpiração.

 

É VERDADE QUE POSSO APLICAR Tx NO CORPO E NO ROSTO?

A Tx. B pode ser aplicada nas seguintes regiões:

  • Frontal e glabelar: “rugas do bravo”
  • Nasal: “bunny Lines”
  • Fossa canina: “sorriso gengival”
  • Peripalpebral: “pés de galinha”
  • Perioral: “código de barras”
  • Terço inferior da face: “Técnica de Nefertiti” para melhora do contorno
  • Masseter: para afinamento da face
  • Temporal: tratamento de enxaqueca
  • Pescoço: “tech nech” ou linhas do colar
  • Colo: “sleep lines”
  • ‘Axilar e palmar: hiperhidrose, excesso na produção de suor”

 

POR QUE APÓS O “Tx. B” EU TENHO QUE RETORNAR AO CONSULTÓRIO?

Após a aplicação da Tx. B, o inicio do relaxamento muscular ocorre entre 2 e 4 dias, com efeito máximo em torno de 14 a 21 dias. Momento perfeito para retorno em consultório para reavaliação, pois, somente após os 21 dias teremos uma avaliação fidedigna da ação da Tx. sobre a mímica, rugas dinâmicas ( que aparecem com o movimento) e rugas estáticas (permanecem no repouso, a famosa fratura dérmica). Como nossa face é assimétrica, às vezes, é necessário uma segunda aplicação para um refinamento, realizado no retorno, fornecendo um tratamento harmônico e natural.

POSSO CRIAR RESISTÊNCIA A Tx. B?

Deve-se evitar o refinamento após 30 dias da aplicação inicial, por aumentarmos a chance do paciente criar “resistência ao Tx. B”. Essa resistência também pode ocorrer quando não respeitamos o intervalo mínimo de 3-4 meses entre cada aplicação ou usamos doses muito elevadas. A boa notícia é que temos muitas Tx’s disponíveis no mercado, e a resistência a um subtipo não impede o tratamento com outro.

Tx. B É TUDO IGUAL?

Exemplos de Tx. B comercializadas no Brasil, são: Tx. B, Xeomin, Botulift e Nabota. Todas possuem características que devem ser conhecidas, como diluição e halo de ação. Também é necessário um bom conhecimento técnico e de anatomia, além da compreensão e tratamento das possíveis complicações, que são inerentes a

qualquer procedimento. Dessa maneira, concluímos que a aplicação deTx. B não é um procedimento simples, mesmo que minimamente invasivo, e portanto, não tem como ser igual em todos as clínicas.

 

QUANTO TEMPO DURA O Tx. B? POR QUE MEU Tx. B NÃO DURA?

A ação sobre o complexo muscular dura entre 3 e 4 meses, e tem um retorno progressivo, com completo restabelecimento da ação muscular entre 4 e 6 meses. Fatores como: quantidade ineficaz de Tx utilizada, má técnica, tabagismo, álcool, musculatura facial forte, atividade física regular e intensa, diminuem o tempo de ação da Tx. Já a

associação com outros procedimentos, e uso regular da Tx, promovem resultados mais duradouros e efetivos.

Tx. B DÓI?

Durante a aplicação, pode ocorrer leve incomodo doloroso, atenuado com anestésico tópico, equipamentos vibratórios ou gelo. Fatores como ansiedade, agitação, períodos pré-menstrual e menstrual, podem intensificar a queixa, e medicações administradas via oral, ajudam durante o procedimento. Ter uma boa relação com seu médico, que te faça compreender todas as etapas e objetivos do tratamento, na minha opnião, é o que mais contribui no conforto dos pacientes.

 

O QUE SABER ANTES DE FAZER Tx. B?

Após o procedimento, podem permanecer pápulas e eritemas (bolinhas e vermelhidão), que permanecem por até 2 a 12 horas. Equimoses e hematomas, são eventos adversos relativamente comuns, por isso, evitar realizar próximos a eventos/datas importantes. Nesse caso, o uso de protetor solar e medidas que auxiliam a absorção do hematoma, se fazem necessários. Por no mínimo 4 horas após aplicação, deve-se evitar manipular a área tratada (como coçar, massagear, lavar o rosto, deitar), e o uso de cremes e produtos no geral. Em relação as atividades físicas, evitar por 24h.

Tx. B INCHA O ROSTO?

Vale lembrar queTx. B não tem capacidade de volumizar ou preencher a face. Portanto, não causa o efeito Pillow face (face inchada). Tem ação principal sobre a musculatura, tratando rugas estáticas (presentes sem mímica), as famosas fraturas dérmicas, e rugas dinâmicas (que surgem com o movimento/contração muscular). Também pode ser usada para tratamento da hiperhidrose (excesso de suor), enxaqueca, sorriso gengival e outros. Por ser um tratamento, tem periodicidade de uso, sendo ideal a reaplicação a cada 4-6 meses, assim como a associação com outros tratamentos, para melhores resultados.

 

QUEM NÃO PODE FAZER Tx. B?

Contra-indicações são: alergia a Tx, infecções no local da aplicação (como acne e herpes), doenças neuromusculares, grávidas e lactantes. A Tx. B pode interagir com outras drogas, sempre conte ao seu médico o uso de medicamentos regulares ou esporádicos, evitando assim efeitos colaterais indesejados. É importante também relatar sobre alergias ou dermatites de contato, como à anestésicos, látex, metais e qualquer outra substância.

TUDO sobre a Tx B.

VOCÊ SABE QUAL É O PROCEDIMENTO ESTÉTICO MAIS UTILIZADO NO MUNDO? A aplicação de Tx. B  é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no

Vamos falar sobre envelhecimento?

POR QUE ENVELHECEMOS? Todos os nossos órgãos são afetados negativamente conforme os anos passam, com a pele, nosso maior órgão, não é diferente. O funcionamento